Top 10 carros mais famosos de todos os tempos
Em toda a história da indústria automobilística, centenas de marcas surgiram, mas só algumas deixaram um legado na indústria e na memória das pessoas, se tornando grandes clássicos. Veja abaixo dez dos modelos mais memoráveis de todos os tempos e saiba porquê eles são tão importantes.
Ford Model T
Período de produção: 1908 a 1927
Unidades produzidas: 16,5 milhões
Impossível não citar o Ford T em qualquer lista de automóveis famosos, importantes ou influentes. Ele foi o carro que estreou o sistema de linha de montagem idealizado por Henry Ford e, por isso, também o primeiro modelo acessível da história. As primeiras unidades foram vendidas a 850 dólares, mas, com a otimização nos processos, as últimas chegaram a custar apenas 260 dólares na época. O carro usava um motor de quatro cilindros de 20 cavalos de potência, atingindo uma velocidade máxima de 70 quilômetros por hora.
Volkswagen Fusca
Período de produção: 1936 a 2003
Unidades produzidas: 23,5 milhões
Foi produzido por ordem de Adolf Hitler, que queria repovoar as estradas alemãs em meio à reconstrução após a Primeira Guerra Mundial. O carro deveria ser barato, de fácil manutenção e baixo consumo de combustível. Assim nasceu o “carro do povo”, que trazia soluções inovadoras, como o motor de quatro cilindros opostos e refrigerado a ar, que era instalado na traseira, liberando mais espaço para os ocupantes. Fez muito sucesso também no Brasil, onde chegou a representar 70% da frota nacional na década de 1970.
BMC Mini
Período de produção: 1959 a 2000
Unidades produzidas: 5,3 milhões
O BMC Mini é o principal símbolo da indústria automobilística britânica, feito pela British Motor Corporation. Com pouco mais de 3 metros de comprimento, o carro tinha espaço suficiente para quatro adultos, levava 155 litros de bagagem e reinventou o segmento dos carros subcompactos. Tudo isso graças a inovações como o motor instalado transversalmente e a suspensão posicionada nos cantos do veículo. Era econômico, seguro para os padrões da época e tinha um controle de direção excepcional em curvas. Atenção! Não confundir com o Mini atual, da BMW.
Toyota Corolla
Período de produção: 1966 até hoje
Unidades vendidas: mais de 40 milhõesO Corolla é o automóvel mais vendido de todos os tempos. Está em sua décima geração e, ao longo dos anos, incorporou novas tecnologias e cresceu de tamanho. É verdade que jamais foi um modelo excepcional, daqueles que os garotos penduram fotos na parede do quarto, mas, por outro lado, ganhou uma legião de fãs e admiradores por manter, ao longo de quatro décadas, as características que o consagraram, como a confiabilidade, o conforto para a família e a eficiência energética.
Citroën DS
Período de produção: 1955 a 1975
Unidades produzidas: 1,45 milhãoPrincipal símbolo da indústria automobilística francesa, o DS foi um carro à frente de seu tempo. Tinha uma aerodinâmica avançada e foi o primeiro carro de produção a adotar freios a disco nas rodas dianteiras. Além disso, incorporou o sistema de faróis direcionais, raros ainda hoje, e lançou a complexa suspensão hidropneumática, que, no lugar de molas e amortecedores, usava esferas acumuladoras e permitia alterar a altura e, se necessário, até dirigir o carro sobre apenas três rodas.
Bugatti Veyron
Período de produção: 2005 a 2015
Unidades produzidas: 450
Foram pouquíssimas as unidades produzidas, mas o luxo, a esportividade e a exclusividade contam pontos para torná-lo um mito. O Veyron foi lançado com um objetivo claro: superar a barreira dos 400 quilômetros por hora e sagrar-se como o carro de produção mais rápido do mundo. Primeiro, cravou 407,1 quilômetros por hora (motor W16 com 1 001 cavalos de potência); depois, uma versão aprimorada fez 431,1 quilômetros por hora (upgrade para 1 200 cavalos). A última unidade, chamada Last Edition, foi vendida por 2,3 milhões de euros.
Ferrari 250 GTO
Período de produção: 1962 a 1964
Unidades produzidas: 39As escassas unidades do GTO que foram vendidas eram uma formalidade para que o carro pudesse participar do campeonato GT da FIA, do qual foi campeão em 1962 e 1963. A parte numérica do nome faz menção ao deslocamento volumétrico dentro de cada um dos pistões do V12 de 3 litros e 300 cavalos, enquanto o acrônimo é de Gran Turismo Omologato. É um dos modelos mais icônicos do automobilismo e, em 2014, uma unidade foi vendida em um leilão por 38 milhões de dólares, tornando-se o carro mais caro da história.
Ford F Series
eríodo de produção: 1948 até hoje
Unidades produzidas: mais de 35 milhões
É praticamente impossível ir aos Estados Unidos e não se deparar com um desses nas ruas. A picape é o carro mais vendido nos Estados Unidos há mais de três décadas e está em sua 13ª geração. A principal versão é a F-150, cujo preço varia de 25 000 a 65 000 dólares e as opções parecem infinitas: quatro motores (três V6 e um V8), cabine simples, estendida ou dupla, tração 4x2 ou 4x4, além de cinco versões de acabamento e uma infinidade de acessórios disponíveis. A atual geração estreou uma carroceria totalmente de alumínio.
Lamborghini Miura
eríodo de produção: 1966 a 1972
Unidades produzidas: 764Com linhas suaves, mas de grande personalidade, e a assinatura do estúdio Bertone, o Miura é considerado um dos mais belos carros já produzidos em toda a história. Mas a sua fama e importância vão muito além disso: ele foi o primeiro supercarro moderno. Cupê de dois lugares, tinha baixíssimo centro de gravidade e usava motor traseiro central com 12 cilindros em “V” e 350 cavalos, que transmitia a força para as rodas de forma brutal e exigia muita habilidade do piloto.
Volkswagen Golf
Período de produção: 1974 até hoje
Unidades produzidas: mais de 27,5 milhõesCom a missão de substituir o Fusca, ele logo tornou-se um grande sucesso graças ao projeto moderno, funcional e de design atraente, assinado por Giorgetto Giugiaro. O carro europeu mais vendido de todos os tempos, hoje em sua sétima geração, tem na larga coluna traseira a sua marca registrada. Com nome inspirado no esporte de Tiger Woods, o Golf lançou o conceito de hatchback de alta performance (os chamados hot hatches), com a versão GTI, que logo se tornou um sonho de consumo dos jovens.